Seja Bem-vindo, 23 de fevereiro de 2024

Seja Bem-vindo
23 de fevereiro de 2024

Sobre os milagres

17 de janeiro de 2024   .   
Compartilhe

Artigo de Pe. Emanuel Cordeiro Costa. Certificado de Registro de Averbação na Fundação Biblioteca Nacional – Escritório de Direitos Autorais. Nº de registro: 887.115, Livro 1.729 e folha 343 (11 de dezembro de 2023).

Você poderia de cara questionar: Milagres estudados na parapsicologia? Sim. É isto mesmo. Por que? Veremos isso de maneira resumida neste artigo, onde lhe convido a ir aos poucos aprofundando o estudo deste tema, nos artigos que vou produzindo e publicando aqui no Site com as suas devidas referências bibliográficas. No Site Emana & Parapsicologia, a parte ligada a parapsicologia que estuda os milagres, você encontra no link: FENÔMENOS SUPRANORMAIS (SOBRENATURAIS)

Mesmo apresentando o tema em sínteses você verá claramente que eles existem, apesar das contestações de alguns, que mesmo cientistas, pois, carregam grande preconceito a essa temática, lamentavelmente sem fazer um estudo apurado dos milagres, já por influência do racionalismo, naturalismo, aprioristicamente negam mesmo sem ter estudado o fato, preconceituosamente, julgam que esse assunto não interessa à ciência. Se os fatos estão aí. Se acontecem, não tem como por honestidade cientifica deixa-lo de estuda-los.

Nos artigos que vou publicando aos poucos, você verá, praticamente em todos ou quase todos, mesmo os que vierem resumidamente, não deixarei de apresentar o conceito correto de milagres à luz da parapsicologia.

É claro que mesmo sendo uma ciência não existe “Há parapsicologia”. Existem sim, se é que podemos chamar, de “parapsicologias”. Pois cada corrente de parapsicologia estuda o que mais vem de encontro aos seus interesses. Veem de encontro sua proposta filosófica, antropológica, religiosa, etc. Isto porque como já afirmei várias vezes não existe uma ciência 100% pura de ideologias e interesses. Uma ciência 100% por cento objetiva, há não ser as chamadas ciências exatas. Como na matemática: onde dois mais dois será sempre quatro.

Mesmo quando um cientista estuda objetivamente um fato, ele tem os pés no chão do mundo em que vive, seja de sua classe social, seja pertencente a uma religião ou não, seja crente ou não, tem uma cultura, uma visão antropológica, um conjunto de valores aprendidos que influenciam em sua maneira de ver as coisas. Por isso como diz Leonardo Boff: “Todo ponto de vista é a Vista de um ponto”. Um cientista que interpreta 100% um objeto, ou que faça um estudo 100% objetivo é mentira, é um mito. Há não ser como mencionei antes uma coisa exata como na matemática. Por isso o filosofo Hilton Japiassu já nos alertou sobre isso no seu livro: “O Mito da neutralidade cientifica.”

A partir da visão de mundo que tem seus mentores e criadores, cada corrente de parapsicologia, toca o seu barco, não vendo outros estudos diferentes e muitas vezes nem fazem questão de conhecer. Esta visão de mundo, de seus criadores e mentores é que norteia a compreensão de cada corrente de parapsicologia ao estudar os fenômenos parapsicológicos ou paranormais.

Sugiro a você leitor, que procure ler no Site Emana & Parapsicologia, outros artigos que lhe fará ter uma compreensão melhor desse:

– “CORRENTES (ESCOLAS) DE PARAPSICOLOGIA” NO BRASIL.
– PARAPSICOLOGIA É CIÊNCIA NA VISÃO DE TRÊS CORRENTES DE PARAPSICOLOGIA.
– ESCOLAS DE PARAPSICOLOGIA FORA DO BRASIL
– CIÊNCIA E RELIGIÃO
– FENOMENOLOGIA – INTERPRETAÇÕES DIFERENTES DAS ESCOLAS DE PARAPSICOLOGIA

É claro que o estudo de Deus, e elaboração de doutrina, de catequese e coisas semelhantes pertence ao campo da teologia. Ao campo religioso, das religiões. A ciência por mais interessante e objetiva que seja não tem como compreender Deus e dar um conceito acertado do mesmo e nem isso é se sua ossada.

“O cientista não pode ver a Deus atuando. A Divindade e as consequências religiosas dos fatos, não são objeto direto da ciência. Esta se limita aos aspectos fenomenológicos, aos fatos. Determina também, o ambiente e o contexto histórico, como um aspecto a mais dos fatos”. (Pe. Oscar Quevedo).

Portanto, o estudo da fenomenologia, dos fatos, compete à ciência, a parapsicologia. A ciência e a parapsicologia vão ao estudar os fatos, perceber, tendo honestidade cientifica, que tais fatos, não se explica naturalmente, por leis humanas. E isto acontecendo, não tem como negar uma outra força (lei) atuando sobre a natureza. E esta força é sobrenatural.

Como mencionei anteriormente neste artigo dado a forte influência do naturalismo e racionalismo, os que seguem essas filosofias, que influencia a muita gente, cientistas, e também religiosos, buscam os argumentos aparentemente bem “racionais”, “convincentes”, para negar os milagres. E não são capazes de enxergarem suas grandes contradições e erros ao abordarem o assunto. Quais são esses argumentos? É que veremos em outros artigos, já que não é possível nesta síntese fazer isso. Mas também em outros artigos, o que é mais importante, veremos como a parapsicologia veem os milagres. Como algo verdadeiro. Como uma força que que vai além das forças naturais, sendo sobrenatural.
Como afirmei anteriormente neste artigo: Não existe “Há parapsicologia”. Existem “parapsicologias”, correntes diferentes e abordagens diferentes dos fenômenos parapsicológicos e paranormais.

A abordagem dos milagres apresentadas no Site Emana & Parapsicologia no link FENÔMENOS SUPRANORMAIS (SOBRENATURAIS), mais diretamente é uma abordagem da escola de parapsicologia ligada ao parapsicólogo Pe. Quevedo (falecido). É claro que tem correntes de parapsicologia contrária ao Pe. Quevedo, porém, mesmo eu não sendo formado pelo corrente ligada ao Pe. Quevedo, mas pelo Sistema Grisa, não deixo de reconhecer em outras correntes, quando o estudo é sério e comprovado de algum assunto. Eu também tenho críticas em alguns pontos ao Pe. Quevedo, porém quanto a este tema do milagre, mesmo tendo também algumas considerações críticas não posso deixar de reconhecer que seu estudo é bem feito, um estudo realmente cientifico, com a demonstração clara que os milagres existem. Isto o leitor verá com mais clareza na medida que for dando sequência as publicações desse assunto no Site Emana & Parapsicologia.

Pe. Emanuel Cordeiro Costa
Parapsicólogo Clinico
ABPSIG – Registro 409

LEIA TAMBÉM

    cat