Seja Bem-vindo, 26 de maio de 2024

Seja Bem-vindo
26 de maio de 2024

Psicoterapia do Sistema Grisa

09 de julho de 2023   .   
Compartilhe

Introdução
Já escrevi outros artigos mostrando que a preocupação maior do Sistema Grisa é utilizar a parapsicologia, ou o poder da mente de maneira psicoterapêutica. E não tanto estudo dos fenômenos parapsicológicos, como outras escolas. Além do Sistema Grisa temos escolas que procedem da mesma maneira dele. Há escolas que fazem as duas coisas, e outras que estudam só os fenômenos. E caso os fenômenos apresentados tragam desconforto, descontrole, as pessoas são vistas como doentes, como a escola ligada ao Pe. Quevedo que encaminha a pessoa para psicólogo ou psiquiatra. O sistema Grisa já o desenvolver dos fenômenos não como doença.

1. Ciências e Parapsicologia Clinica
Um dos artigos que escrevi e foi publicado no Site Emana e Parapsicologia que é: “PARAPSICOLOGIA É CIÊNCIA NA VISÃO DE TRÊS CORRENTES DE PARAPSICOLOGIA”. No número 8 desse artigo com o subtítulo Parapsicologia Clinica, lembro que Grisa em relação a “Ciências e Parapsicologia Clinica” diz:

“O SISTEMA GRISA fundamenta suas atividades dentro de uma visão prática, objetiva, clara e direta, visando dar sua contribuição para o bem-estar e a felicidade dos seres humanos através da Orientação Parapsicológica que possui como objetivo maior Programar e Reprogramar o Subconsciente. Por isso é essencial ao Orientador em Parapsicologia do SISTEMA GRISA – Parapsicologista Sistêmico, ter uma noção clara da relação direta existente entre as diferentes Ciências desenvolvidas pela Espécie Humana e as necessidades de Sobrevivência.

Convém, pois, sempre observar quais foram as facilidades e dificuldades que a pessoa, a família e o grupo social tiveram para garantir a sobrevivência, desde a vida intrauterina e processo de nascimento dos indivíduos ao histórico da família e dos antepassados em seu contexto geoeconômico e sociocultural até o momento presente.” (IPAPPI, 29/07/17) (Tirado do artigo de Pe. Emanuel Cordeiro Costa: PARAPSICOLOGIA É CIÊNCIA NA VISÃO DE TRÊS CORRENTES DE PARAPSICOLOGIA)

2. Sistema Grisa e as Leis – (leis que regem o funcionamento do subconsciente)
No mesmo artigo “‘PARAPSICOLOGIA É CIÊNCIA NA VISÃO DE TRÊS CORRENTES DE PARAPSICOLOGIA’, mostrei que Dr. Pedro Antônio Grisa afirma que: ‘Fazer Ciência é, pois, Descobrir Leis ou Princípios (conjunto de Leis) que REGEM o Funcionamento…’ (IPAPPI, 29/07/17) Para ele todo ‘processo de pesquisa cientifica tem que partir do princípio e fundamentar-se numa só coisa: Como funciona?’ (IPAPPI, 29/07/17). A sua conclusão que é uma energia, a Energia Psi, desencadeada pelo Subconsciente é o que leva as manifestações dos fenômenos paranormais, então no método de psicoterapia ele busca estudar como funciona o Subconsciente. Não é o caso de mostrar todo o método aqui o que alongaríamos muito (daria um livro). Afirma que o subconsciente tem leis que regem seu funcionamento. Além desse ponto trabalha inúmeros acontecimentos da vida humana que são regidas por leis. Leis Cósmicas Básicas, Complementares, Leis Naturais de Sobrevivência. O método inclui programações culturais milenares. Outras influências culturais, educacionais, hereditariedade, que traz programações em nosso subconsciente. Tudo isso é levado em conta na psicoterapia, e depois analisa o ser humano começando pela fecundação, vida intrauterina, processo de nascimento, os primeiros anos de vida passando pela adolescência até a vida adulta. Leva-se em conta após tudo já mencionado, a tabela familiar, do indivíduo que será orientado, a personalidade, e o jogo e a estrutura das personalidades. Esse jogo não no sentido pejorativo se dá no ambiente familiar onde vai se formando a personalidade da pessoa. É claro, o que coloquei aqui neste parágrafo é uma síntese muito resumida do método como já mencionei anteriormente. Só a compreensão do método na integra nos faz ver sua enorme riqueza psicoterapêutica”. (Tirado do artigo de Pe. Emanuel Cordeiro Costa: PARAPSICOLOGIA É CIÊNCIA NA VISÃO DE TRÊS CORRENTES DE PARAPSICOLOGIA)

3. Sobre o método psicoterapêutico de Dr. Pedro Antônio Grisa
Nota 10 para o método psicoterapêutico do Dr. Pedro Antônio Grisa. Método excelente! Levando a pessoa que trata conhecer, compreender seus conflitos, reprogramando, sua mente para uma vida harmoniosa e feliz.

Só que não existe terapia e nem psicoterapia que cura todos os males. O método mesmo levando a uma grande compreensão dos problemas, nem tudo se resolve. Mas vejo que tem uma grande dimensão, um grande alcance como psicoterapia, mais que muitos outros métodos até de psicólogos renomados internacionalmente na psicologia.

Talvez daí não aprofundar tanto no estudo da fenomenologia. Talvez também porque a compreensão antropológica de Grisa é simples, dividindo o homem em dois consciente e subconsciente. Sendo o subconsciente o desencadeador, a partir da energia Psi dos fenômenos paranormais.

4. A Fenomenologia Paranormal – “escolas de parapsicologia”
Diferente do Sistema Grisa, explicação mais ampliada de outras correntes de parapsicologia, que busca outras explicações, até mesmo na física, como no caso de “aporte”, se dá na escola Pe. Quevedo. Para explicar os fenômenos, a escola mostra alguns casos como fenômenos extranormais de conhecimento que são desencadeados a partir dos sentidos normalmente conhecido, não necessariamente sendo algo que eles nem chamam de subconsciente, mas inconsciente. Além do inconsciente, possui no homem, para esta corrente de parapsicologia, uma faculdade espiritual que o faz desencadear certos fenômenos, que mesmo espiritual tem limites no tempo e espaço. Esta corrente parapsicológica leva em conta fenômenos que a ciência só consegue explicação indo para além da compreensão puramente humana que são os milagres. Na visão desta corrente devem ser estudados os milagres pela parapsicologia e não ignorados ou querer rege-los por leis humanas simplesmente. Mas ater-se aos fatos, e simplesmente enquadrá-los em leis acham não ser cientifico assim. Por ser um milagre, vem de Deus. É uma intervenção Divina. Para algumas escolas de parapsicologia, Deus não pode mudar as leis que ele criou. Já as escolas que admitem o milagre veem que Deus não se prende as leis da natureza. Deus não faz do que ele mesmo criou uma prisão para si, tendo que submeter ao que ele criou. Não só a escola de Pe. Quevedo, a escola teórica europeia vai nesta linha.

“Não se pode negar um fato ou ser-lhe indiferente só porque é contra a ciência. Neste sentido, numerosos cientista têm a Deus como imutável. Para eles, Deus não muda suas Leis. Logo, todo e qualquer fato fora das Leis naturais simplesmente inexiste. Mas os fatos existem queiram os cientistas ou não”. (FILHO, p. 71)

“A Parapsicologia pergunta: Há outra força, fora das forças da natureza, intervindo nos fatos? Ora, se há outra força, não está contrariando ou violando a natureza. É apenas outra força e nada mais. Exemplo: pela Lei da natureza o capim tem de crescer, porém, se um boi vem e come o capim, é outra força que interfere sem, no entanto, violar ou negar as leis da natureza”. (FILHO, p. 71) – (Citado no artigo de Pe. Emanuel Cordeiro Costa no Site Emana & Parapsicologia: FENÔMENOS SUPRANORMAIS (SOBRENATURAIS) – NÚMERO 2)

Conclusão
Nesta parte do link no Site, deixo de lado as outras questões, para tratar exclusivamente do método do Professor Dr. Pedro Antônio Grisa. Vendo inicialmente outros pontos do método, como as leis apresentadas por ele, para depois entendermos com mais clareza os pontos mais diretos da sua psicoterapia, como estudos das programações e reprogramações da mente, vida intrauterina e o Jogo e as estruturas das personalidades.
Tanto no estudo da Fenomenologia e Psicoterapia do Sistema Grisa, se estuda antes as funções mentais (consciente e subconsciente), Leis Mentais e a programações culturais Milenares: civilizações da Abundância e Carência, as eras dos Músculos e Tecnológica.
Reservamos a publicação dos temas acima na parte com o título fenomenologia. Para não repetir não será apresentada nesta parte sobre psicoterapia.

 

Pe. Emanuel Cordeiro Costa
Parapsicólogo Clinico
ABPSIG – Registro 409

Referência
– Artigo de Pe. Emanuel Cordeiro Costa: PARAPSICOLOGIA É CIÊNCIA NA VISÃO DE TRÊS CORRENTES DE PARAPSICOLOGIA – Site Emana & Parapsicologia.
– Artigo de Pe. Emanuel Cordeiro Costa: FENÔMENOS SUPRANORMAIS (SOBRENATURAIS) – NÚMERO 2 – Site Emana & Parapsicologia.

LEIA TAMBÉM

    cat