Seja Bem-vindo, 15 de abril de 2024

Seja Bem-vindo
15 de abril de 2024

PASTORAL DA CRIANÇA UMA HISTÓRIA DE AMOR E ESPERANÇA

21 de setembro de 2023   .    Igreja Católica
Compartilhe

A Pastoral da Criança é uma história de muito amor, garra, ações concretas que começou em uma reunião sobre a paz mundial, da ONU, Organização das Nações Unidas. Dra. Zilda Arns, incentivada pelo irmão, o arcebispo Dom Paulo Evaristo Arns, a salvar vidas de muitas crianças no Brasil, que morriam de doenças facilmente preveníveis. Um exemplo é a desidratação causada pela diarreia. Milhões de mães poderiam salvar seus filhos da morte se soubessem preparar soro caseiro, considerado um dos maiores avanços da história da medicina.

Dra. Zilda, como médica pediatra e sanitarista, sentia falta de um trabalho de educação nas comunidades, junto às famílias, especialmente para as mães. Em 1983 foi apresentada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil CNBB, a proposta de como a Igreja poderia participar desta luta para reduzir a mortalidade infantil no Brasil. A CNBB indicou Dom Geraldo Majella Agnelo para ser o Pastor que acompanharia este trabalho. Na época, a CNBB era presidida por Dom Ivo Lorscheider, tendo como secretário geral Dom Luciano Mendes de Almeida. Com a ajuda da Igreja e de pessoas comprometidas com a missão, Dra. Zilda iniciou a Pastoral da Criança em uma cidade paranaense chamada Florestópolis.

Hoje agradecemos a Deus pela Pastoral da Criança estar em 3 Continentes: América Latina e Caribe, África e Ásia, num total de mais de 20 países. Tendo como metas a redução da mortalidade infantil e materna. Através das coordenações diocesanas, paroquiais e comunitárias levamos formações para os líderes e informações para as famílias.

Todos os meses, milhares de voluntários, os líderes, visitam às famílias acompanhadas, orientando as gestantes, mães e famílias, para que todas as crianças tenham um desenvolvimento pleno. Algumas medidas, como parcerias com os Agentes de Saúde, são tomadas para garantir que o apoio a essas crianças e às famílias seja completo e de qualidade.

A Pastoral da Criança, cadastra e acompanha as gestantes, orientado a cada mês, sobre Pré Natal, Vacinação, Amamentação, Alimentação, enfim, sobre todos os cuidados necessários de atenção em uma gestação. Compartilha com elas os “LAÇOS DE AMOR”, que são cartelas de orientações de acordo com o período gestacional.

Cadastra e acompanha crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, orientado as mães e famílias, no cuidado do dia a dia destas crianças. Para que elas tenham suas Oportunidade e Conquistas garantidas e alcançadas no decorrer de cada faixa etária. Como por exemplo: certidão de nascimento, creche, pré-escola, brincar, ser educada com carinho sem violência, enfim ser criada com proteção, amor e dignidade.

Cada um de nós deve continuar o caminho de solidariedade, da partilha fraterna, da missão que nasce da fé em favor da vida e que tem se multiplicado de comunidade em comunidade. A presença dos líderes na casa e na vida das famílias é a manifestação viva do amor de Deus para com os mais frágeis, para com aqueles que mais necessitam da bondade e do carinho de Deus. Por isto, os líderes são a grande força que move a Pastoral da Criança, e realizam muito mais do que as importantes Ações Básicas e Complementares. São na prática, exercícios diários da solidariedade, da amizade e do amor ao próximo. Na convivência com a comunidade, além da partilha de conhecimento sobre a Saúde, Nutrição, Educação e Cidadania, há a doação de tempo, de escuta e a compreensão dos saberes dos outros, das diferenças e particularidades de cada local.

A Diocese de Itabira /Coronel Fabriciano, tem a felicidade de ter a Pastoral da Criança em algumas de nossas paroquias.

Aqui em nossa paróquia de São Pedro temos a Pastoral da Criança acontecendo em duas de nossas comunidades:
– Comunidade Nossa Senhora Aparecida – 2 líderes: Irani e Leninha que acompanham 10 famílias, com 34 crianças de 0 a 6 anos.
– Comunidade São Pedro – 3 líderes: Etelvina, Gisele, Sandra que acompanham 11 famílias, com 32 crianças de 0 a 6 anos.

Desde antes da pandemia que assolou o mundo, a Pastoral da Criança, preocupada com Vida Plena para as crianças, sempre buscou inspiração em Deus, na Ciência e na Tecnologia. Por isto desde 2015, temos o Aplicativo Visita Domiciliar, o qual usamos para cadastrar e acompanhar as gestantes, famílias e crianças.

Venha você conhecer e se apaixonar por esta Pastoral que tanto bem tem feito para nossas crianças.

“NA PASTORAL DA CRIANÇA, VOCÊ É AQUELE ANJO, UNGIDO POR DEUS PARA UMA MISSÃO ESPECIAL” (Dra. Zilda Arns)

Maria das Graças Cunha e Giselle Braga