Uma explicação repleta de simbolismo espiritual
Você já deve ter ouvido falar que as pessoas usam a aliança de casamento e/ou noivado no quarto dedo da mão (o anelar) “porque é o dedo que tem uma veia que vai direto para o coração”, ou algo do tipo.
Essa crença remonta à Roma Antiga, e foi, provavelmente, herdada dos egípcios ou gregos. Eles chamavam o vaso sanguíneo deste dedo de vena amoris (veia do amor) e acreditavam que as pessoas conectavam seu amor por meio de seus anéis que estavam neste dedo.
No entanto, o conhecimento atual da anatomia nos diz que não existe uma veia única que vá diretamente ao coração. Além disso, sabe-se que todos os dedos – não apenas o anelar – têm veias que, de uma forma ou de outra, se conectam ao coração. Entretanto, o simbolismo permaneceu ao longo do tempo.
Tente isso com seus próprios dedos
Há algum tempo li no Twitter uma mensagem do Pe. Patxi Bronchalo em que ele fala de um exercício com a aliança que ele gosta de fazer com os noivos antes do casamento. Achei muito interessante e resolvi compartilhar com vocês. Experimente fazer em casa!
Primeiramente, feche uma das mãos (ou coloque a palma da mão sobre uma superfície) e tente levantar cada dedo individualmente, um a um (levantado apenas um de cada vez), começando pelo polegar. Vou te dar um tempo para fazer isso… Pode começar!
Você conseguiu? Tenho certeza que você notou que levantar o dedo anelar foi um pouco mais difícil que os outros; talvez você nem tenha conseguido fazer isso sem outro dedo levantar junto com ele.
Pe. Bronchalo explica que o polegar é aquele que usamos para dar “positivo” ou sinalizar “negativo”, ou seja: para transmitir a ideia de que algo está certo ou errado, se gostamos ou não de alguma coisa.
Depois tem o dedo indicador, que é aquele com o qual apontamos, acusamos alguém, e assim por diante.
Já o dedo do meio é usado por algumas pessoas para insultar os outros.
Vamos pular o dedo anelar por um segundo e ir para o dedo mínimo (ou mindinho), com o qual as crianças fazem suas promessas.
Então, qual seria a “função” do dedo anelar? Bem, este é o dedo fraco; não consegue nem se erguer sozinho. (…) As alianças são colocadas nesse dedo para que os esposos não se esqueçam de que é na fraqueza que mais precisam se amar”, escreve o pároco.
E você sabia que pode receber uma indulgência?
São João XXIII concedeu uma indulgência especial para quem beijar a aliança todos os dias. É uma forma de os cônjuges se lembrarem dos votos que fizeram no dia do casamento, especialmente de apoiar um ao outro em momentos de doença e dificuldades, que é quando o verdadeiro amor vem à tona.
Fonte: Site Aleteia – Curiosidades – ativo em 30/07/2023. Adriana Bello – publicado em 16/11/22