Seja Bem-vindo, 26 de maio de 2024

Seja Bem-vindo
26 de maio de 2024

HISTÓRIA DO GRUPO RENASCER IPATINGA

05 de outubro de 2023   .    Diversos
Compartilhe

O grupo renascer teve sua 1ª reunião em 23/11/01 na unidade de saúde do bairro Limoeiro- Ipatinga-MG, tendo sido os idosos cadastrados com atendimento na unidade; convocados através de carta para verificar os seus interesses na criação de um Grupo de 3ªidade.a reunião oficial foi datada de 27/11/01 com a presença do presidente Perniza do MOTI-movimento da 3ªidade de Ipatinga, que preferiu palestra falando da importância da formação de grupos para esta faixa etária, oficializou-se assim a criação deste grupo.

FUNDADORES DO GRUPO
Drº Gildásio, Juracy, Tertuliana Ferreira, Geralda Chaves (em memória).

O grupo e formado por idosos e pré-idosos, pessoas a partir de 50 anos de idade, objetivando trabalhar na prevenção e conscientização de envelhecimento em todos seus aspectos nessa faixa etária.

O grupo tem como objetivo principal criar um espaço social onde o idoso terá oportunidade de aprender e ensinar, reformular suas concepções e produzir novos conhecimentos. A convivência desses idosos em grupos, dará a eles uma visão mais ampla de sua vida, de sua realidade, criando possibilidades de mudanças, de entender e viver o processo do envelhecimento com mais saúde, autonomia, dignidade e qualidade de vida. O grupo realiza suas atividades na quadra de esportes do bairro Limoeiro, a rua João Vicente dos santos/nº.

As atividades são realizadas 3 (três) vezes por semana, sob orientação de duas profissionais: uma cedida pelo moti e outra contratada pelo grupo, e uma assistente social que acompanha o grupo desde sua fundação.

As atividades desenvolvidas pelo grupo são: educação física, alongamento, dança sênior e palestras com temas de acordo com o interesse dos idosos. Os membros do grupo participam também de encontros, seminários, eventos sociais a que são convidados. Promovem festas de confraternização, comemoram os aniversários de seus participantes semestralmente, realizam visitas, promovem passeios, encontros etc.

O grupo possui uma diretoria composta por: presidente; um vice-presidente. Uma 1ª e uma 2ª secretaria, eleitos pelos seus membros. O grupo criou comissões para melhor distribuir suas tarefas com envolvimento de todos seus membros e com função definida a cada comissão. As seguintes comissões foram formadas: comissão de festas; comissão de visitas e comissão financeira. Cada comissão tem suas funções definidas em documentos do grupo.

O grupo serviu de objeto de estudo em trabalho realizado em curso de graduação em gerontologia promovido pelo centro universitário do leste de minas gerais – UNILESTE-MG. Esse trabalho teve como objetivo medir o grau de satisfação e melhoria da autoestima em idosos a partir de 60 de idade frequentadores de grupos sociais.

O resultado do estudo mostrou que a convivência destes idosos no grupo foi benéfica proporcionando-lhes melhor envolvimento deste com outros grupos, ativando a sua alta-estima, dando-lhes condições para enfrentar e resolver com mais serenidade as diversidades que acontecem nesta fase da vida. Reunindo condições para superá-las e viverem com mais qualidade de vida.

Em 2019, fomos reconhecidos como utilidade pública municipal e estadual com CNPJ, onde foi contemplado com recurso do fundo do idoso. Durante a pandemia (2019-2020), as educadoras ministravam aulas virtuais. Após a pandemia retornamos as presencias com atendimento psicológico, sendo oficinas, intervenções e visitas domiciliares; atividades físicas 4 vezes semanais na quadra poliesportiva do bairro. Uma vez na semana alguns idosos vão até a Escola estadual Elza oliveira Lage na comunidade chácara Madalena, com o PROJETO TRANSMISSÃO E AÇÃO: MOVIMENTO, MEMÓRIA, VALORIZAÇÃO DE EXPERIENCIA ATRAVÉS DA INTERGERACIONALIDADE com alunos pré-adolescentes dentro e fora da sala de aula. Temos também atividades físicas intervenção com psicóloga, na comunidade Divino Espírito Santo no espaço da igreja católica.

Realizamos atividades culturais durante todo ano. hoje temos 120 idosos cadastrados onde temos também aula de pintura.

O grupo renascer, tem uma sintonia com o CRAS, parceria de acordo legalidade de atendimento ao idoso

Texto: Emília Umbelina de oliveira do grupo renascer

Fotos: