Seja Bem-vindo, 26 de maio de 2024

Seja Bem-vindo
26 de maio de 2024

Vª Parte: ADOLESCÊNCIA SUAS PROGRAMAÇÕES

08 de julho de 2023   .   
Compartilhe

A ADOLESCENCIA é uma etapa do desenvolvimento que todo ser humano vivencia entre ser criança e ser adulto e que no Brasil vem com uma carga cultural negativa, como sendo complicada, problemática e de vários outros termos pejorativos. É a fase em que o filho não deseja mais se manter sobre o controle e proteção dos pais, buscando da forma que sabe seu ingresso no mundo dos adultos. Essa fase pode ser tranquila ou complicada, segundo as programações vivenciadas nas fases anteriores. Algumas características:

Busca de si mesmo – Busca de sua identidade. É a necessidade do ensaio da autoafirmação.

Tendência grupal: Necessidade muito grande de conviver com amigos mais ou menos com mesma idade, porque se sentem entendidos.

Necessidade de intelectualizar-se – fantasiar: Contam suas façanhas e experiências bem acrescidas de detalhes pelo processo de imaginação, que é muito fértil. Nem sempre é assim como foi dito. Isso também não é mentira. É apenas a necessidade de fantasiar segundo aquilo que gostariam que fosse e muitas vezes não é. Viajam com a imaginação.

Crises religiosas: Podem buscar na religião ou em grupos ligados a religião respostas às suas tantas e tantas perguntas.

Deslocalização temporária – Isso é consequência de não ser mais criança, então, esse grupo não lhes serve mais, também no grupo de adultos ainda sentem-se deslocados.
Curiosidade e necessidade sexual muito intensa – Em função da maturação dos órgãos sexuais e do aparelho reprodutor concluírem o seu crescimento e também da LEI DA SOBREVIVENCIA DA ESPECIE – no tempo é que ocorre a necessidade sexual impulsionando-os a buscar um companheiro ou companheira.

Atitude social reivindicatória – Luta pelos seus direitos e direitos do grupo. O adolescente pensa que pode modificar o mundo, por isso, levanta bandeira de luta, sem muito critério, envolvendo em causas reais ou imaginárias.

Conquistar contradições sucessivas de conduta: Muda facilmente de opinião, de humor ou de conduta. Quer muito algo, em seguida não quer mais. Tem uma instabilidade emocional muito acentuada, pois passa da euforia à tristeza com muita facilidade.

Separação progressiva dos pais: – Preferem sair com os amigos à companhia dos pais e irmãos. É uma necessidade interior de andar com as próprias pernas, de buscar outras referências para elaborar as suas próprias.

Fonte:
Seguidores da Parapsicologia – Curso de Parapsicologia – Segunda Parte. Blog ativo em 15/06/23

LEIA TAMBÉM

    cat