Seja Bem-vindo, 20 de junho de 2024

Seja Bem-vindo
20 de junho de 2024

Telemetria – Número 1

01 de março de 2020   .   
Compartilhe

Este tema está ligado a parapsicologia. Porém, praticamente não é abordado pelas escolas de parapsicologia que conheço, somente encontrei esta abordagem feita pelo parapsicólogo Frei Albino Aresi (falecido).

Normalmente faço sempre um pedido ao leitor que leia um artigo que publiquei no Site Emana & Parapsicologia, nele expliquei sobre três Escolas de Parapsicologia no Brasil. Seguindo pura e simplesmente a explicação do Dr. Antônio Grisa (falecido), vamos dizer que Frei Albino Aresi é da “Escola de Parapsicologia Católica”. Só que no artigo questiono a classificação, sem desmerecer o trabalho de Grisa. Por isso, vemos uma particularidade em Frei Albino Aresi, ele não segue a escola de parapsicologia de Pe. Quevedo (falecido), mesmo tendo pontos em comum entre eles. Ele era Independente de outras escolas. Tanto é assim que este tema “Telemetria” vejo ser abordado só por Frei Albino Aresi e de maneira muito sucinta.

O que é Telemetria?
“Telemetria é o fato pelo qual, um sensitivo, tendo diante de si um objeto de uma pessoa, mesmo sem a conhecer, pode descrevê-la com precisão, predizendo, inclusive, o seu futuro. O que acontece é que o objeto desperta o inconsciente do sensitivo que por hiperestesia indireta capta toda a problemática do dono”. (ARESI, p. 244)

Questionamentos
Sem questionar a Telemetria em si, podemos nessa definição dada por Frei Albino Aresi lançar vários questionamentos:
– No cumberlandismo a pessoa sensitiva descobre as coisas através do toque sobre outra pessoa. Até mesmo a pessoa escondendo atrás de alguma coisa próxima. Parece muito ligado e próximo do cumberlandismo a telemetria, parecendo quase uma coisa só.
– Na definição fala em Hiperestesia Indireta. Então a definição deveria ter sido melhor elucidada. Pelo que tudo indica na Hiperestesia Indireta não necessita necessariamente de um objeto do por perto do dono para a predição ou coisa desse tipo.
– Adivinhar só com o objeto longe do seu dono não seria então Precognição?
– E outros questionamentos você leitor também deve ter em relação à definição. É Claro mesmo sem deixar de reconhecer o seu valor.

Conclusão
Mesmo com os questionamentos levantados, esse tema foi assim definido por Frei Albino Aresi e tem o seu valor e não deixa de nos apresentar uma boa noção que o sensitivo pode ter ao predizer sobre alguma coisa a partir de algum objeto.

Referência Bibliográfica
ARESI, Albino. Homem total e parapsicologia. 20ª edição. Instituto Nacional de Parapsicologia (INPAR). São Paulo – SP. 1984. Páginas 244.

Pe. Emanuel Cordeiro Costa
Parapsicólogo Clinico
ABPSIG – Registro 409

LEIA TAMBÉM

    cat