Seja Bem-vindo, 26 de maio de 2024

Seja Bem-vindo
26 de maio de 2024

Sistema Grisa – Instituto de Parapsicologia e Potencial Psíquico – IPAPPI

29 de junho de 2023   .   
Compartilhe

O Sistema Grisa, criado por Dr. Pedro Antônio Grisa (falecido), tem sua formação através do Instituto de Parapsicologia e Potencial Psíquico – IPAPPI.

O destaque maior do Sistema, a começar pelo seu fundador, não é tanto dedicar exclusivamente ao estudo dos fenômenos paranormais como fazem outros institutos, como por exemplo, o Instituto Padre Quevedo de Parapsicologia.

Não só o Sistema Grisa, alguns outros institutos de Parapsicologia, além de não ter aprofundado os estudos dos fenômenos, dedicam a maior parte do tempo em usar os recursos da parapsicologia ou mais diretamente, os recursos da mente humana para uso psicoterapêutico. E sobre o uso psicoterapêutico desenvolverei estudo em outros artigos.

Neste artigo apenas faço um resumo bem sintetizado do estudo da fenomenologia paranormal do Sistema Grisa. Dr. Pedro Antônio Grisa, publicou em 1990 o livro: “Paranormalidade para todos”. Depois logo a seguir lançou um outro livro: “PARANORMALIDADE um potencial mental”. Ao que tudo indica neste ultimo livro sobre a fenomenologia conseguiu colocar bem o que pretendia com o estudo da fenomenologia paranormal, tanto assim que o primeiro livro sobre o assunto não se publicou mais.

No livro: “PARANORMALIDADE um potencial mental”, Grisa classifica os fenômenos em:
1) Fenômenos Psi-Gama ou de Percepção Extra-Sensorial – PES.
2) Fenômenos Psi-Kapa ou de Psicocinesia
3) Fenômenos Psi-Theta.

Tenho um artigo no Site Emana & Parapsicologia que explico esta classificação do Grisa, que é: QUINTA PARTE – CLASSIFICAÇÃO DOS FENÔMENOS PARANORMAIS OU PARAPSICOLÓGICOS (FINAL).

Tanto no estudo da Fenomenologia e Psicoterapia do Sistema Grisa, se estuda antes as funções mentais (consciente e subconsciente), Leis Mentais e a programações culturais Milenares: civilizações da abundância e carência, as eras dos Músculos e Tecnológica.

É o que faremos nesta parte com o título fenomenologia. Para não repetir não será apresentada na parte sobre psicoterapia.

Pe. Emanuel Cordeiro Costa
Parapsicólogo Clinico
ABPSIG – Registro 409

LEIA TAMBÉM

    cat