Seja Bem-vindo, 21 de julho de 2024

Seja Bem-vindo
21 de julho de 2024

Pastoral da Sobriedade

12 de agosto de 2023   .   
Compartilhe

A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da igreja na prevenção e recuperação da dependência química e outros vícios e pecados. O Papa João Paulo II lançou um desafio a todos nós, lutar contra o flagelo da dependência química e outras dependências que assolam tantas famílias de nossa sociedade.

A Pastoral da Sobriedade nos leva a formar um elo que liga o dependente a família, a igreja e a sociedade, com implantações de serviços sociais que promovem a vida. A Pastoral contém 5 frentes de atuação, são elas: prevenção, recuperação, reinserção familiar e social e atuação política.

As reuniões da Pastoral acontecem semanalmente, onde refletimos os 12 passos da Pastoral, durante a reunião todos tem a oportunidade de falar e expressar seus sentimentos, o sigilo da nossa reunião é uma regra que deve ser cumprida, pois o que for dito nas reuniões fica ali e não pode ser repassado para terceiros, a pessoa precisa se sentir acolhida e segura ao desabafar, porém não é obrigatório que o participante fale algo durante as reuniões. Os passos são contemplados pela doutrina da igreja católica e na pedagogia de Jesus Cristo Libertador. A cada semana é refletido um passo até completar os 12 passos em 5 ciclos diferentes, zerando os 5 ciclos retornando ao ciclo inicial e assim sucessivamente. Cada encontro é único, por esse motivo a reunião se renova a cada semana.

Os 12 passos da Pastoral são: Admitir, Confiar, Entregar, Arrepender-se, Confessar, Renascer, Reparar, Professar a Fé, Orar e Vigiar, Servir, Celebrar e Festejar. A vivência dos 12 passos é fundamental, onde os dependentes e codependentes irão se conscientizar e buscar através da Pastoral o estimulo para a mudança de vida, de comportamento e recuperar sua dignidade.

Sendo assim, a metodologia do grupo de autoajuda da Pastoral é atender as necessidades dos excluídos e garantir uma evangelização permanente, assim como a ação evangelizadora do Brasil focados na pessoa, na comunidade e na sociedade.

Enfim, em 2009 tivemos a graça de participar da formação de novos agentes da Pastoral da Sobriedade, cujo o encontro teve aproximadamente 100 pessoas participando, porém, só os perseverantes continuaram abraçando a causa da Pastoral da Sobriedade e assim nasceu a Pastoral na Paróquia/Comunidade São Pedro. Desde então, seguimos caminhando com a graça de Deus, vivenciando cada passo proposto pelo Programa de Vida Nova da Pastoral da Sobriedade.

Local de realização das reuniões: no segundo pavimento da igreja São Pedro, na primeira sala.

Rua: Avelãs, Bairro Limoeiro, igreja localizada em frente à praça central do bairro Limoeiro, Ipatinga/MG. Todas as quartas-feiras, as 19h.

“A DROGA É UM MAL E AO MAL NÃO SE DÁ TRÉGUA” PAPA JOÃO PAULO II

LEIA TAMBÉM

    cat