Seja Bem-vindo, 07 de julho de 2020

Seja Bem-vindo
07 de julho de 2020

Mensagem aos Catequistas da Região Pastoral II-Diocese de Itabira- Coronel Fabriciano

23 de junho de 2020   .   
Compartilhe

ERAC

EQUIPE REGIONAL DE ANIMAÇÃO BÍBLICO CATEQUÉTICA

Região Pastoral II

A catequese não se tornou “on-line” nem “educação da fé à distância”, mas tem buscado formas de estar próximo aos catequizandos e suas famílias nestes tempos difíceis por causa da Covid-19.

A Catequese se colocou ao lado das famílias, dando apoio nesse momento difícil da pandemia e encontrou portas abertas e corações disponíveis, via redes sociais. Coordenadores paroquiais de Catequese, catequistas, catequizandos e famílias compreenderam a necessidade de nos mantermos unidos, como ‘Igreja doméstica viva’”.

Diante do Decreto de Flexibilização gradual das Celebrações presenciais emitido em 22/06/2020 por nosso Bispo Diocesano, alguns catequistas questionaram sobre a catequese, reitero que o Decreto deixa bem claro:

XIV – DEMAIS ATIVIDADES EVANGELIZADORAS

  1. As reuniões de modo presencial dos grupos pastorais, movimentos, serviços, conselhos de pastoral, catequese, grupos de oração, permanecem suspensas; b. Valorize-se as redes sociais e as mídias como instrumentos no auxílio para essas ações pastorais e evangelizadoras; c. Posteriormente serão emanadas novas orientações sobre a retomada destas atividades pastorais e evangelizadoras.

Então, pedimos aos catequistas que leiam com atenção o decreto e aguardem até que a situação melhore e se tenha autorização do bispo para o retorno das atividades presenciais. “Daí haverá necessidade da realização de um planejamento, organizado pelos coordenadores paroquiais, em comunhão com os párocos e de acordo com a realidade de cada paróquia, para reposição de encontros, da melhor forma possível, com redobrado esforço de catequistas e catequizandos. Confiamos que o Espírito Santo dará a todos o discernimento necessário para que tudo seja encaminhado da melhor forma e daremos continuidade à Catequese presencial com a alegria de sempre!

Reforçamos o que já definimos em conjunto através de reuniões on line:

1- Os  encontros de Catequese presenciais permanecem suspensos;

2- Os encontros de formação, presenciais, ficam  suspensos. Busquem participar das lives formativas, fazer estudo de documentos, fortalecer sua espiritualidade neste período.

3 – Manter uma catequese familiar com encontros programados, textos bíblicos, leitura orante da Bíblia, vídeos, celebrações em família (CNBB) que são enviadas semanalmente pela Coordenadora Regional, etc., com objetivo de manter contatos, e despertar e alimentar a espiritualidade familiar;

4 – Onde não tem internet,  usar a criatividade: manter contato com as crianças: mande recado, bilhete, correio, deixe alguma(pista) por caminhos que por acaso passar. O importante é a criança e a família se sentirem acolhidas. 

Ler atentamente o comunicado e o protocolo da  Diocese, seguir as normas com tranquilidade. 

Qualquer outra orientação será imediatamente repassada, a vocês, catequistas,  pela ERAC.

 

Assessor: Pe. Marcos Rosa.

Coordenadora: Ana Maria de Sena ,Telefone.(31) 98821-0342 (31) 96192330.

E-mail- anmasena@yahoo.com.br/ anamasena34@hotmail.com

Vice coordenadora: Maria Eustáquia Freitas dos Reis. Telefone: (31) 98628-9296

E –mail: eustaquiaf@gmail.com/ Secretária- Mariazinha – (31) 98621-4985, mariazinha@gmail.com

Pe. Marco José de Almeida

Vigário Episcopal da Região Pastoral II

Clique aqui e baixe o documento.

LEIA TAMBÉM

    cat