Seja Bem-vindo, 29 de março de 2020

Seja Bem-vindo
29 de março de 2020

Abertura da Campanha da fraternidade 2020 da Região Pastoral II

02 de março de 2020   .   
Compartilhe

Viu, sentiu compaixão e cuidou dele (Lc 10,33-24)

“Para a eficácia da Campanha da Fraternidade, antes de mais nada, é preciso acreditar nela. E para acreditar nela, é indispensável imbuir-se de sua mística, de sua espiritualidade e dos seus métodos. O estudo atento e equilibrado do documento base será o ponto de partida para a dinamização da campanha. ” (Dom Aloísio Lorscheider–1971)

Neste 1º domingo da quaresma, 1º de março de 2020, a Região Pastoral II em sintonia com os demais regionais da Diocese de Itabira- Coronel Fabriciano realizou a Abertura da Campanha da Fraternidade 2020. Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso / “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34) . A grande anfitriã foi a Paróquia Nossa Senhora do Rosário- Alvinópolis.

Assim como ano passado este ano o evento teve fortes momentos de mística, espiritualidade, formação, onde fomos acolhidos e conclamados a agir como Discípulos e missionários Daquele que é Vida, para resgatar o sentido do viver no horizonte da fé cristã proclamando a beleza da vida.  Da entrada da cidade ao adro da Matriz onde aconteceu o encontro, houve o zelo e cuidado em acolher, envolvendo a todos na ternura e cuidado, integrando todos nas atividades para juntos celebrarmos a vida renovando nossa fé e esperança.

Acolhidos com delicioso e farto café a partir das 7 h, animação da Pastoral afro. Rezamos conduzidos por nosso Vigário episcopal Pe. Marco José de Almeida  a presença samaritana , refletindo a realidade e necessidade de como a  Santa Dulce dos Pobres,  ajudar, colocar-se no lugar do outro, ver a necessidade e sentir como se fossemos nós…Sermos samaritanos.

A  abertura é o  ponto de partida do Compromisso eclesial com a Vida, tendo-a como Dom e Compromisso…  Todas Pastorais, Movimentos e Serviços foram convidadas a  expor suas ações pastorais na promoção da Vida como Dom e Compromisso. Realizamos após momento orante , a partir das 9 h e 30 min ,8 Oficinas e ou Rodas de Conversas:

  1. Saúde Mental – Facilitadora: Raquel Machado
  2. Juventudes – Facilitadores: Pe. Ludugerio e PJ
  3. Meio Ambiente /Ecologia Integral- Facilitadores: Pe. Marco José e Comissão de Meio Ambiente
  4. Família- Dom e Compromisso – Facilitadores: Pastoral Familiar
  5. Espiritualidade e Vida-  Facilitador: Diácono Geraldo Evangelista
  6. Pastorais Sociais – Facilitadores: Caritas Diocesana
  7. Terapias Comunitárias –  Facilitadora :Marinete
  8. Contação de histórias- Grupo Picumã de Rio Piracicaba

Todas Oficinas pensadas dentro do Objetivo da Cf 2020  e conseguimos oportunizar reflexões sobre o valor e a dignidade da vida, considerando as dimensões pessoal, comunitária, social e ecológica, elencamos ações que podem contribuir para a construção de relações que promovam a vida, em vista da superação da indiferença e/ou das diferentes formas de violência, fortalecendo, assim, os valores da fraternidade e da solidariedade. Cada Grupo levantou propostas a serem trabalhadas durante o ano pelas paroquias e regional, Em todas saiu atenção especial para escuta e promoção humana. As 11 h houve a missa presidida pelo Pe. Marco José e concelebrada pelos padres presentes.  E encerramos com um delicioso almoço oferecido pela paróquia.

Gratidão a Paróquia Nossa Senhora do Rosário-Alvinópolis, na pessoa do Pe. Marcos Rosa e todos paroquianos, Pastorais, Movimentos e Serviços por acolher a abertura da CF 2020. Foi tudo muito bem organizado e com uma infraestrutura nota 10. Gratidão a todas as Paróquias de nossa Região Pastoral que se fizeram presentes e participando ativamente de todas as atividades… Secretárias e Coordenadores Pastorais que se empenharam em mandar uma boa representatividade da Paróquia. Gratidão aos Padres, Nosso Vigário Episcopal Pe. Marco José de Almeida, Pe. Ludugerio Almeida , Pe. Carlos Jorge Teixeira, Pe. Julio Martin Abad Seminário, Pe. Rafael Tadeu,Cr Pe. Flávio,CR, Pe. Marcelino Magalhães, Pe. Arlindo Coura, Pe. Elson, aos Diáconos Permanentes Geraldo Evangelista, Geraldo Ponciano, Geraldo Luciano, os alunos da Escola Diaconal por serem presença acolhedora junto ao povo. Gratidão especial aos Facilitadores das Oficinas e Rodas de Conversas .À Pastoral Afro que fez a acolhida e animação , a Equipe de Liturgia Regional que junto a Paróquia organizou a Celebração Eucarística. O Acreditar e abraçar de cada um  a Proposta regional fez toda diferença para que de fato esta Abertura seja um marco nas Atividades da Campanha da Fraternidade 2020 firmando Compromisso eclesial com a Vida, tendo-a como Dom e Compromisso… Foi um encontro orante, formativo e celebrativo…

Veja todas as fotos  em nossa página do  Facebook:

Ana Maria de Sena- secretária Pastoral- RegII

LEIA TAMBÉM

    cat