Com a proximidade do Natal, dentro de um contexto que não estávamos preparados e nos desafia a cada segundo… Venho render graças a Deus que até aqui tem me sustentado e com as luzes do Espírito Santo me conduzido em uma realidade totalmente nova. Iniciei o ano assumindo nova paróquia, e logo em seguida veio a pandemia limitando nossas ações. Mas o desafio nos faz caminhar e juntos temos buscado trilhar um caminho novo, com zelo pela vida, olhar centrado no essencial, Cristo Jesus.
O Papa Francisco assertivamente em uma de suas falas afirmou que “O Natal é um encontro e nós caminhamos para ele, para nos encontrarmos com o coração, com a vida e a fé.” Meu desejo é de sejamos de fato levados a um encontro profundo com este Deus que, por amor à humanidade, se fez homem e veio habitar em nosso meio.
A espiritualidade natalina é um convite para darmos as mãos, oferecermos o perdão, solidarizarmo-nos com os necessitados e nos alegrarmos com a presença de Deus em nosso meio. Essa festa nos remete, sobretudo, a uma vivência fraterna e solidária. A alegria e a esperança despertadas em nossos corações devem nos levar a viver o amor de Deus em todos os aspectos de nossa humanidade.
A esperança deve ser a grande virtude a ser vivenciada nas atividades pastorais e na busca da unidade paroquial. A esperança de que o Menino Deus nos traz no Natal deve nos impulsionar a uma renovação interior e uma conversão pastoral.
A você, paroquiano e paroquiana da Paróquia São Pedro, meu sincero agradecimento pela acolhida, pelo respeito, carinho e trabalho que me possibilitaram realizar, um feliz e abençoado Natal… Peço pela intercessão de Maria, Mãe de Deus e nossa, e de São José, que o Senhor da vida e da esperança renove nossas forças e nos dê sabedoria para viver em santidade e em graça diante de Deus.
A todos amigos (as) Um feliz e abençoado Natal pleno de Saúde e Paz!
Abraço fraterno! Pe. Emanuel Cordeiro Costa