a) CLASSIFICAÇÃO GERAL: a mais comum da espécie humana, ocorre com apoio da constituição física e na coloração da pele, estreitamente relacionada à distribuição geográfica do ser humano sobre o planeta. Raça Branca, Raça Amarela, Raça Negra e Vermelha.
b) Hipócrates. Médico grego, séc IV a.C, classifica os temperamentos humanos em quatro tipos. Sanguíneo, Fleumático, Colérico e Melancólico (vide anexo).
c) Outra classificação interessante é a classificação de Sheldon:
Viscerotônico => lentos nas reações, gosto pelo conforto físico, vive para comer. Inseguro, e chora diante de um perigo; alegre-se com a tranquilidade.
Somatotônico => reações rápidas, gosto pela aventura e pela competição, ambicioso e dominador. Músculos fortes, destaca-se pela força e destreza física. É líder por respeito ou temor.
Cerebrotônico => reações muito rápidas, dotado de hipersensibilidade mental, amante da solidão, habilidade intelectual e mental, destaca-se como artistas e filósofos. Come para viver.
3.1 – Comunicação Subconsciente – Primeiras constatações de GRISA
Ao tomar conhecimento das características do Filho Único e do Caçula apontados pela Psicologia, em 1978 GRISA passa a observar e analisar o comportamento das pessoas e sua respectiva posição no contexto familiar.
Psicologia:
a) Primeiros filhos > maior desempenho.
b) Filho Único Caçula > grande insegurança, irritabilidade, teimosia, indecisão…
Surge a curiosidade científica, GRISA faz as seguintes constatações: existem características de comportamento e a constância de leis fixas e regulares, além da existência de uma evidente Comunicação além das normais (TELEPATIA), no contexto familiar. Classifica os indivíduos segundo a personalidade em:
a) Pragmático > Definido e Sofrido
b) Idealista > Revoltado e Contestador; Isolado e Quietinho; Humorista e Satírico; Colaborador e Bonzinho; Bem-Sucedido e Vencedor.
c) Tipo Misto
Fonte:
Seguidores da Parapsicologia – Curso de Parapsicologia – Terceira Parte. Blog ativo em 15/06/23